Uma reflexão sobre posicionamento e integridade
Se eu te pedir para observar as duas imagens abaixo e sinalizar qual você acredita que represente melhor autoridade, posso dizer sem medo de errar que a maioria de vocês vai escolher a primeira foto, certo?
Veja bem, por mais que a gente insista que a imagem não é o principal, esses estereótipos existem e fazem, sim, parte do nosso imaginário. É uma questão de reforço. Por anos e anos, a imagem de autoridade em filmes, revistas e todos os meios de comunicação que consumimos ficou solidificada em variações dessa imagem que mandei aqui!
Vocês com certeza já viram reels de pessoas julgando profissionais como "baratos" ou "desvalorizados" pelas roupas, né? Ou dando a entender que um blazer e uma postura mais elegante e fechada seriam uma solução para aumentar a percepção de valor ante o público!
Isso pode até ser parcialmente verdade, mas só funciona nas primeiras impressões! Se você precisa "se fantasiar" para parecer algo que você não é, só porque alguém te disse que deveria ser assim, você se torna um personagem. E nossa, como é difícil manter um personagem no dia a dia.
Ao invés de autoridade, você ganha fragilidade. E não no sentido de vulnerabilidade (o que é sempre bem-vindo), mas no sentido de não ser íntegro. Não ser sólido. De estar prestes a desmoronar a qualquer momento!
📝 Vamos dar um exemplo na prática?
Eu não sou uma pessoa formal e jamais conseguiria sustentar uma imagem que requeresse maquiagem mais pesada e alfaiataria. Imagine se eu decidisse ganhar autoridade através desse imaginário da primeira imagem?
Eu não poderia gravar stories de forma espontânea ou aproveitar insights e fazer reels quando a ideia viesse!
Afinal, como eu sustentaria o personagem se não faz parte da minha rotina? Toda vez que eu fosse aparecer, eu teria que me "fantasiar"!
Na tentativa de ser quem eu não sou e performar segundo os padrões dos outros, eu estaria sacrificando minha identidade e minha espontaneidade!
E olha, a performance é uma deusa faminta. Eu poderia sacrificar tudo, e ela continuaria requerendo mais!
Entenda, é mais difícil se posicionar em determinadas áreas quando você precisa quebrar padrões! Não tem jeito! Se você quer ser autoridade e não se encaixa no padrão do "big boss", seu caminho vai ser um pouco mais longo. Mas vai ser mais recompensador e não vai te custar quem você é!
Precisamos sim cuidar da imagem e sermos mais intencionais em nossa comunicação. Mas isso não quer dizer ser quem você não é!
A beleza da internet é essa: tem espaço pra todo mundo. E ninguém mais é você! Isso não é incrível?
Comments